Este post é de um grupo sugerido
Eixos Tandem: A Espinha Dorsal do Transporte de Carga Pesada Nos EUA
Quem já compartilhou a estrada com um caminhão de grande porte nos EUA certamente notou duas duplas de rodas na traseira. Essa é a marca registrada do eixo tandem, a configuração absoluta dominante para caminhões pesados, tratores e reboques no país. A razão para sua hegemonia é simples: capacidade de carga e distribuição de peso.
A Lei Americana estabelece limites rigorosos para o peso por eixo. Um eixo simples pode suportar, em média, até 12 toneladas. Ao usar dois eixos próximos (um tandem), a capacidade total salta para mais de 21 toneladas, respeitando a Fórmula das Pontes (Bridge Formula), que visa proteger a integridade da infraestrutura viária.
Existem dois tipos principais de suspensão para eixos tandem nos caminhões norte-americanos: a suspensão de molas e a suspensão a ar. As molas são robustas e têm custo inicial mais baixo, sendo comuns em aplicações de construção. Já a suspensão a ar oferece…